‘Minimalism’: Um documentário sobre as coisas importantes

f Share

17 de novembro de 2017


Ter uma vida minimalista não é ter menos do que precisa. É ter o suficiente.

É não se deixar levar pela correnteza. É comprar sem culpa, mas com consciência, sabendo que aquilo que está adquirindo é realmente útil e necessário. É saber que tudo o que temos em casa, há uma finalidade. É não deixar objetos e roupas estagnadas num canto, acumulando poeira, enquanto há tantos que precisam. É viver com menos preocupações.

Uma vida minimalista te dá as rédeas de sua própria vida, sabendo, no entanto, que nada é permanente. É estar satisfeito com o presente, mas preparado para mudanças futuras. Uma vida minimalista jamais deve nos causar dor, mas sim, felicidade. É viver de uma forma mais simples independente de quantos objetos temos. Não é uma autopunição, não é castigo. É valorizar os pequenos momentos, valorizar o que conquistamos, seja material ou não.

É saber que não importa o que fala a publicidade, pois eu sei que aquela nova propaganda quer me vender uma sensação de vitória, algo subjetivo associado a um produto material que provavelmente eu não preciso. Uma vida minimalista nos faz abrir os olhos e estar conscientes de que, se vamos entrar no jogo dos outros, do consumo, das compras, é porque escolhemos, naquele momento, entrar. Ter uma vida minimalista não é, jamais, estar preso a regras e normas ditatoriais. Muito pelo contrário, é você criar suas próprias regras, as que melhor se enquadram em você.
A personagem Tyler Durden de ‘Fight Club‘, de Chuck Palahniuk, a dada altura refere a seguinte frase: “compramos coisas que não precisamos, com dinheiro que não temos, para impressionar as pessoas que não gostamos“, concluindo que “as coisas que tu possuis acabam por serem donas de ti“. E, ao que parece há cada vez mais pessoas interessadas em mudar os seus estilos de vida de forma a possuírem e consumirem cada vez menos.

Sendo assim, o Minimalismo tornou-se uma opção muito válida para definir um estilo de vida e o documentário ‘Minimalism: A Documentary About the Important Things‘, realizado por Matt D’Avella, dá-nos a conhecer várias estilos de vida focados no minimalismo, incluindo Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, autores e fundadores do site The Minimalists.

A publicidade é um fator muito importante e omnipresente no nosso dia-a-dia e estamos constantemente a ser bombardeados com ofertas para comprar o que há de melhor e mais barato. Toda a publicidade é feita para acreditarmos que precisamos de comprar qualquer novidade: as coisas que nos podem tornar cool.

Este documentário oferece uma perspectiva única e um novo caminho para aqueles que estão inclinados a fazer mudanças nos seus hábitos, fazendo o espectador refletir sobre viver, experienciar, em vez de comprar e possuir.

Trailer do documentário aqui!

Pra acompanhar mais de perto o projeto aqui vão as redes sociais https://www.facebook.com/theminimalists e o site: www.theminimalists.com