LANÇAMENTO DO LIVRO PANGEIA

f Share

26 de Fevereiro de 2018


LANÇAMENTO DO LIVRO PANGEIA
24|02 a partir das 18H
autoras: LUIZA AGUAR + GBRIELLE ALBIERO
_ _ _ _ __________________________________________________________________________
O PANGEIA – fragmentos da guerra da Síria no Brasil é um
projeto das jornalistas Gabrielle Albiero e Luiza Aguiar.

O livro reportagem, produzido entre 2015 e 2016, retrata a guerra na Síria a partir de relatos de duas famílias sírias que se refugiaram no Brasil.

A guerra da Síria provocou a maior crise humanitária em 70 anos. O número de refugiados já ultrapassou cinco milhões. O Brasil abriga 2.298 refugiados sírios.

Segundo as perspectivas dos refugiados, a obra traça os contextos históricos e individuais da guerra (ressaltando também a forte influência ocidental sobre os conflitos), os processos legais e psicológicos da imigração e refúgio, o choque entre culturas, as políticas brasileiras de refúgio, o processo de adaptação dos refugiados no Brasil e as suas
dificuldades, entre outros. Pesquisas históricas e análises geopolíticas se intercalam à narrativa das vidas dos indivíduos, procurando entender como a coletividade interfere nas percepções individuais. O livro é ilustrado por onze artistas, que trouxeram uma tradução estética sobre o assunto.

A opção pela publicação independente do livro surge a partir de uma reflexão pela mudança de como se dá a produção e desenvolvimento editorial convencional. Todos os processos que envolvem a produção e publicação de uma obra literária foram feitos por Luiza e Gabrielle.

Pra saber mais sobre a casa lebre é só clicar aqui!